sábado, 17 de julho de 2010

Aquela antiga frase do Pelé...



Dia desses fui cobrir a reintegração de posse dos prédios do Condomínio Ilhas do Sul, no Central Parque, que foram ocupados por diversas famílias buscando finalmente um lugar para morar.

Cumprindo ordens da Justiça, um grande aparato foi preparado para a reintegração, reunindo policiais, bombeiros (para casos de emergência), assistentes sociais, advogados, membros de comissões de direitos humanos, e é claro, a imprensa.

Enquanto jornalista, a busca incessante (e quase sempre utópica) pela imparcialidade não me permitem comentar o que vi. Portanto vai falar o “lado pai”.

Uma baita chuva acompanhada de vento frio formou o cenário. Sem pavimentação alguma, os arredores dos prédios viraram um lamaçal, dando um tom ainda mais dramático. Os caminhões encarregados das mudanças atolavam e espalhavam lama por todo o lado. Depois de uma conversa com assistentes sociais, as famílias empacotavam seus pertences e os transportavam debaixo de chuva.

Não tomo partido das famílias que, embora possam ter sido enganadas, em sua maioria tinha ciência da situação do local e da instabilidade de se morar ali.

Entretanto, minhas atenções se voltam para o estado de desolação das crianças. Pouco importa se houve erro de seus pais ou insensibilidade institucional da Justiça. Para elas, era momento de tristeza acordar numa manhã fria, como se fosse uma outra qualquer, e ver policiais rondando seu lar.

Um colega repórter de uma rádio local, mesmo agasalhado, tremia muito e me confidenciou ter perdido a sensibilidade dos dedos por causa do frio. Mães carregavam seus filhos já na parte exterior dos edifícios, enquanto os homens retiravam a mudança. Algumas dessas crianças com a mesma idade da minha filha.

Num cenário cinzento, gelado, molhado e sujo (por causa da lama), essas crianças tiveram sua rotina alterada bruscamente. E bem sabemos o quanto a rotina é importante. Um dia que ficará marcado negativamente para elas. Há mais de 40 anos, no discurso após fazer seu milésimo gol, Pelé disse: “Pensem nas criancinhas!”. Sei que os pais que levam seus filhos para morar em locais irregulares, o fazem por falta de opção. Mas às vezes é preciso insistir na procura por alternativas. Digo a eles, à Justiça e ao Poder Público: pensem nas criancinhas. Agora, com licença. Vou pensar na minha.





4 comentários:

  1. Sobre a sua enquete, sobre Quem é o mais culpado pelo déficit habitacional no Brasil?
    A resposta é que todos se esquecem que os governos antepassados não fizeram nada para melhorar o Brasil, simplismente achando que sentar em uma cadeira de Presidente, ou governador e achando que governar é administrar uma empresa, se for bem ótimo, se não sou demitido, nunca foi assim e nunca será, não é esse os ensinamentos do livro da vida, a Biblia, Governar e administrar é ter a sua direita a luz de Deus, se não for dessa forma jamais teremos a oportunidade de ver as coisas mudarem e melhorarem, para todos.

    ResponderExcluir
  2. Tem aquela outra frase do Pelé: O brasileiro não sabe votar.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Sérgio Luiz. Também escrevi sobre esse assunto em http://pensamentosdojota.blogspot.com/2010/07/nao-trabalha-mas-ganha_01.html

    E também em

    http://pensamentosdojota.blogspot.com/2010/02/como-isso-foi-acontecer.html

    Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir